terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tumblr





Sobre o Tumblr

Existem sites que merecem mais reconhecimento. Um deles é o Tumblr, uma ferramenta de microblogging unida com a interatividade das redes sociais. O serviço em sua essência é um sistema de blogagem rápida e prática, de interface minimalista, com foco no conteúdo e na comunicação entre os usuários. O sistema possibilita a criação de weblogs aliados a perfis onde os usuários podem “seguir” amigos, compartilhar links, vídeos, imagens e muito mais. O serviço foi criado em 2005 por David Karp, na época com 18 anos, utilizando o Wordpress – atualmente uma das principais plataformas de blogagem do mundo – como CMS base para sua criação. Ao contrário do Wordpress e de outros sistemas parecidos, o Tumblr permite a manutenção de múltiplos blogs (função que está sendo implantada no WP 3.0) e – talvez aqui esteja o ponto chave – a conversação direta entre os blogs de todos os usuários. A rede aposta na simplicidade. A postagem de qualquer tipo de conteúdo é rápida e fácil, assim como a disseminação do conteúdo produzido pelos demais usuários. Alguns apontam como um de seus principais diferenciais o foco no conteúdo. Apesar da possibilidade de customização do layout e de muitas pessoas utilizarem o serviço como qualquer outro de blogagem, a maioria dos Tumblrs costuma lembrar as agendas de garotas, que reúnem imagens, textos e “papéis de bala” que elas costumam achar importantes.

Opções, funções

Você pode postar facilmente fotos, textos, citações, links, conversas e música (com a limitação de uma mp3 por dia).
A integração do site com o Vimeo possibilita a postagem de vídeos.
“Seguir” e ser “seguido” é a forma mais fácil de acompanhar as postagens de seus amigos.
Na Dashboard, seu painel de controle, você encontra os dados dos seus blogs e acompanha as atualizações dos usuários que você segue. Como no Twitter, você não precisa atualizar para ver se há posts novos: um balão vermelho aparece no topo da página te dando os números de novas postagens.
Você pode Reblogar o que qualquer outro usuário do Tumblr postou e qualquer um pode Reblogar os seus posts, mas não se preocupe, o crédito estará lá – junto com uma lista de “notes” que mostram todos os outros que reblogaram aquilo também.
E há os Favoritos, onde o post vai para uma lista que reúne itens que você gosta.
O agendamento dá possibilidades diferentes. Você pode criar filas onde os posts serão publicados posteriormente, na freqüência que você determinar.
Blogs podem ser trancados com senha, priorizando a sua privacidade e possibilitando a criação de uma espécie de diário ao qual só você, e quem você resolver, tem acesso.
Há uma lista enorme de templates prontos que permitem que seu blog fique bonito com apenas alguns cliques. Além disso, você pode customizar o seu próprio layout ou buscar alternativas em sites que os distribuem gratuitamente.
O Ask Me possibilita a criação de formulários de perguntas anônimas ou não, como o do Formspring, diretamente no seu Tumblr.
RSS automático facilita para que as pessoas que não possuem cadastro no site possam acompanhar seu microblog.
A utilização de tags e a criação de blogs coletivos também fazem parte do serviço.
Sua url no Tumblr pode ser substituída por um domínio próprio.
Postagem direta de celular é facilitada pelo redimensionamento automático das imagens e pelo upload de vídeo diretamente para o Vimeo. Além disso, os layouts do site são apropriados para leituras em dispositivos portáteis.
A integração com diversas outras plataformas e ferramentas (Delicious, Digg, Wordpress, Blogger, Livejournal, Facebook, Twitter, Google Analytics, Flickr etc) abre um novo mundo para o que deveria ser apenas um serviço “simples”.
Essa integração também pode ser utilizada para prática de lifestreaming, técnica na qual você reúne todas as suas criações pela internet em um único local.

Finalizando

Se o inglês te assustou, não precisa se preocupar. A interface do Tumblr é super intuitiva e isso não será um problema. A verdade é que, depois de tudo isso, você tem que admitir que blogar está mais fácil do que nunca. E mais divertido. E não precisa sair por aí gritando que é o fim do blog convencional. Claro que não é, até porque o microblog foi a base da blogagem como você conhece. Existem demandas diferentes para públicos diferentes e para conteúdos diferentes. E o Tumblr promete ainda crescer bastante devido a demanda notável que possui. Enfim, para todos que desejam se aventurar por lá, para mostrar como funciona só clicar aqui> http://aboutfreedom.tumblr.com É, você não tem mais desculpa para não ter um blog ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário