terça-feira, 20 de julho de 2010

+ Drogas.. uma escolha sua!


+ Drogas.. uma escolha sua!




Uma escola que muitas vezes não tem volta

...
O que é? é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).
Intoxicação

É uma condição transitória seguindo-se a administração de álcool ou outra substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, ou outras funções ou respostas psicofisiológicas.
...
Dependência

É um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo, do que outros comportamentos que antes tinham mais valor.
Uma característica central da síndrome da dependência é o desejo (frequentemente forte e algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas as quais podem ou não terem sido prescritas por médicos.
...
Como as Drogas Circulam no Corpo?


As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.
O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.

As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenos
....
Por que dizer não?
Parece que o acesso a informação não é o suficiente, é preciso pagar para crer. Infelizmente um número considerável de jovens continua dizendo sim às drogas.

Mas o que leva o jovem a experimentar a droga e fazer uso dela? Curiosidade, para sentir-se aceito por um grupo de "amigos", para vencer a timidez, ganhar popularidade, por conflitos de ordem familiar ou pessoal... dentre diversos outros motivos.

O fato é que quem embarca nesta onda é porque algo não vai bem. E nestas horas a droga passa a ser vista como uma maneira de aliviar uma angústia, fugir de um problema, preencher um vazio.

No entanto, engana-se quem cai nesta cilada, isso não passa de mera ilusão! A droga até pode vir a proporcionar um prazer imediato, mas ela destrói vidas!
Não passa pela cabeça de quem experimenta que pode virar viciado. Mas a droga infelizmente é assim, não temos controle ou domínio sobre ela.
....
.....
Uma droga cada vez mais popularizada em nossa sociedade é o CRACK. É de espantar a velocidade com que ele vem se alastrando.

O crack não é um problema que atinge apenas as classes desfavorecidas. De uns tempos pra cá ele deixou as favelas e periferias e atingiu também os grandes centros urbanos.

Além de causar dependência imediata, o crack traz grandes mudanças de comportamento como a agressividade, isolamento social, descuido da aparência, cansaço... O usuário vive para a droga e em função dela, chegando até a roubar, matar, prostituir-se.

Acho que já deu para sacar que como o nome mesmo diz, toda droga não passa de uma droga! Portanto não devemos cometer o erro de cair nesta armadilha ou até mesmo considerá-la como algo normal. Muito pelo contrário, ela não passa de uma erva daninha que deve ser cortada pela raiz. ....
Meu amigo está nessa, o que fazer?

Se você tem um amigo nesta roubada o melhor a fazer é tentar dialogar e mais do que isso, alertar a família, que irá em busca da ajuda especializada. Não sinta-se um careta ou pense que está traindo sua amizade, pois se você não o fizer poderá perder um amigo para sempre.

E caso você tenha pensado em algum momento a entrar nesta onda, será que vale a pena? Eu não pensaria duas vezes antes de cair fora e dizer NÃO às drogas!
Beijos

Gente beijos para todas vcs, espero que tenham gostado da postagem e que pensem duas mil vezes antes de usar quluqer droga. Beijos minhas gatas e gatos, cometem bastante viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário