segunda-feira, 19 de julho de 2010



Unhas ▪


Unhas ▪As unhas são peças fundamentais, que exigem cuidados e uma boa aparência. Então, a DPA vai te dar todas as dicas :)
Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.
Cuidados essenciais
- Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos
- As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.
- Não roa as unhas. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode favorecer o crescimento irregular da unha. (Dica: Para ser mais fácil de largar o vício de roer unhas, passe um esmalte fortalecedor, que tem gosto ruim rs. Daí toda vez que você for roer unha, vai desistir hm)
- Evite lixar a parte de cima da unha. Não use sapatos apertados.
- Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas.
- Mudanças na unha podem sinalizar um problema de saúde. Notando alterações, procure um dermatologista.
Curiosidades
· As unhas da mão crescem 1 centímetro a cada 28 dias, 4 vezes mais rápido do que as unhas do pé.
· As unhas da mão direita crescem com mais velocidade que as da mão esquerda.
· Considerando-se mãos e pés, cada pessoa corta, no decorrer da vida, em torno de 58 metros de unha. Se uma pessoa tivesse cortado as unhas dos pés e das mãos 2 vezes por mês, aos 30 anos teria acumulado 7 quilos de unhas.
· "Onicófago" é quem tem o hábito de roer unhas.
Doenças/
Manchas de Sangue
Surgem pequenos pontos de hemorragia, que logo desaparecem. Algumas drogas, como a aspirina, também podem causar essas manchas, mas a maioria é provocada pelos traumas.

Unha Encravada
Aparece comumente no dedão do pé e sua principal causa é a manutenção incorreta das unhas dos pés, aliada a sapatos apertados. Desse modo, o canto da unha se curva para baixo, crescendo para dentro da pele. Algumas vezes provoca dor e infecção.

Infecção Bacteriana
Os cuidados inadequados com as unhas podem gerar infecções ao seu redor, causando vermelhidão, inchaço e dor ao toque. O contato freqüente com água e produtos químicos também podem causar essas infecções.

Infecção por Fungos
Geralmente as infecções acontecem embaixo da unha, mas também aparecem na parte de cima e na raiz. As unhas perdem o brilho, se tornam mais espessar e acabam se soltando. Elas também podem descamar e mudar de coloração.

Tumores e Verrugas
Podem surgir em qualquer local da unha, deformando a placa ungueal. Os tumores podem ser benignos ou malignos, nesse último caso, configurando um câncer. Algumas vezes podem ser necessários processos cirúrgicos.

Psoríase
É uma doença de pele crônica, que pode atingir as articulações e as unhas. Caracteriza-se pela vermelhidão e descamação da pele. Nas unhas, aparecem pequenas depressões, rugosidade, descoloração e descolamento.
Perguntinhas

Gostou do tópico? Você costuma cuidar bem das suas unhas? Rói ou já roeu unha?

Um comentário:

  1. TOTO: How to Put Spicy Salsa on a Pork Bar - TITNIA
    TOTO, grade 23 titanium a fine all natural hot sauce company, started in 1983 in titanium mens rings Tama, mens titanium braclets Mexico, and man titanium bracelet has grown into a titanium uses multi-lingual market that has grown

    ResponderExcluir