terça-feira, 20 de julho de 2010

+ Minha mãe e eu



+ Ter em sua mãe uma grande amiga é a maior vantagem
Passar o dia fofocando com a sua best friend sobre como foi tudo de bom a ficada com aquele garoto de quem você estava a fim é muuuito bom, mesmo! O problema é passar saltitante de felicidade perto da mami e, quando ela pergunta o que foi, você diz: "Nada, não!". Dá uma peninha, né? Então, que tal fazer de sua mãe uma amiga.

+ Passar mais tempo ao lado dela

Tá certo que mãe é mãe e, ás vezes, dá um medinho de levar bronca por alguma coisa. Mas você precisa lembrar que, de todas as pessoas do mundo, é ela quem mais torce pela sua alegri. Então que tal passar um pouco mais de tempo ao lado dela pra deixar os assuntos virem á tona? Ajudar a arrumar a cozinha ou fazer supermecado com sua mãe pode até parecer uma coisa chatinha, mas são importantes para criar vínculos.

+ Pra puxar assunto: pergunte pra ela quem eram os Jonas Brothers da adolescência dela ou quem era o Robert Pattinson que a fazia delirar no cinema. Sua mãe vai adorar relembrar essas coisas e vocês vão passar horinhas bem divertidas!

+ Coisa de mãe


Se engana quem pensa que, ao se tronarem mães, as mulheres ganham automaticamente um radar meteorológico (só assim pra adivinhar -e acertar- que vai chover ou fazer frio). Ninguém nasce preparado pra cuidar de um bebê e é claro que a chegada de um ser tão pequeno e frágil gera anciedade e medo. É por isso que, em alguns momentos, toda mãe parece incorporar uma chata de plantão: por receio de que o filho sofra. "Claro que já me senti sufocada. Sou filha única, então, minha mãe sempre soube de tudo, onde ia, com quem, fazer o quê, emfim... Mas isso não passa de querer bem", conta Thaís, 18 anos, que agora já sai sozinha com mais liberdade de horários por ter conquistado a confiança de Tatiana quando era mais nova. "Se coloque no lugar deles e, depois, aprenda a negociar com seus pais. Endurecer não vai adiantar, é melhor ceder em alguns pontos para poder desfrutar de outros. Nenhuma filha perde nada ao honrar e obedecer aos pais", lembra o psicólogo Silmar Coelho.

+ O porquê das regras
Mesmo tendo um relacionamento de amizade, mãe e filha serão sempre mãe e filha. "Amar não é fazer tudo o que a filha quer, mas fazer tudo o que ela precisa para se tornar um ser humano saldavel, feliz e maduro", lembra o psicologo. Por isso, na casa da Jéssica e da Juliana, o computador fica na sala, onde pai e mãe veem tudo o que elas fazem na net. "A gente vigia mesmo e proibe algumas coisas se for o caso", conta Ângela. E Jéssica, a mais velha, concorda: "já vi muitos conhecidos indo pra caminhos tristes e sem volta", conta. Por isso, quando aparecer alguma regra no seu caminho, confie naquilo que pai e mãe tentam ensinar: "limites ajudam a aprender a lidar com os limites que a propia vida vai impor a todos nós", lembra o especialista.

+ Conversando a gente se entende
Jéssica, 18, e Juliana, 14, se dão tão bem com a mãe - Ângela M. Ferraz, 42 - que algumas amigas das garotas sentem uma "invejinha" do bom relacionamente entre elas. "Minha mãe é tudo de bom. Ela topa qualquer coisa, a gente conversa sobre tudo", diz Ju. "Ela e o meu pai já me acompanharam no show da banda Angra uma vez, pra você ter uma ideia. Eles foram vestidos de preto, eu adorei", lembra Jéssica. O segredo da sintonia entre elas está em conversar francamente. "acho importante que os pais conversem muito com os filhos sobre tudo, de drogas, a namorado. Esse negócio do filho não flaar para o pai e para mãe onde está e viver solto, pra mim é errado", conta Ângela.
Só que nem todo mundo consegue ter uma relação aberta com a mãe, o que dificulta demais a vida e gera vários problemas. Mas, mesmo nos casos que parecem impossiveis de serem resolvidos, vale tentar se abrir e conversar pois, ás vezes, a mãe nem se dá conta de que há algo errado: "as adolescentes, em vez de dizer o que os pais estão fazendo, devem dizer como se sentem. E o que querem. As mães sentem a mesma dificuldade em conversar com elas. A maioria das mães está apenas com medo de não ter a resposta certa", explica o psicólogo. E, se mesmo assim a relação não melhorar, vale buscar help com alguém próximo e confiavel que possa, inclusive, intermediar a relação entre você. "Quem sabe a mãe de uma amiga que é aberta e sábia?", diz Silmar.

+ Questionario/Perguntas:


+ Qual o nome de sua mãe?
+ Como é sua relação com sua mãe?
+ Defina sua mãe com um palavra:
+ Você conversa sobre tudo com sua mãe?
+ Se não, quais assuntos você nunca conversou com ela?
+ Quais assuntos você conversa com sua mãe?
+ Tem algum assunto que você gostaria de falar, com ela, mais não tem coragem?Sim qual?
+ Gostou da postagem?
+ A postagem te ajudou?
+ Beijos e comentarios:


_________________________________________________________
+ Beijos

Bom chegou a hora que todo mundo espera, a hora dos beijos, todo mundo quer ganhar, mais gente quem não ganhar não precida ficar triste ok?
Então vamos la:Se você quer que eu te mande um beijos aqui, pode pedir pelos comentarios, só
escrever, eu quero um beijo, e eu mando ;)
intermediar a relação entre você. "Quem sabe a mãe de uma amiga que é aberta e sábia?", diz Silmar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário