terça-feira, 20 de julho de 2010

+ O que aconteceu comigo?


+ O que aconteceu comigo?



Quem convidou as espinhas? Quem convidou esses pelinhos? É quando a gente entra na puberdade nosso corpo vira um estranho, não é? Mas isso tudo é uma questão de tempo e hormônios, porque a puberdade é a fase de mudanças físicas e psicológicas ligadas á sexualidade que rolam quando saimos da infância para entrar na adolescência.
É quando nossos hormônios sexuais fazem uma festa dentro da gente e não sabemos nem mias o que pensar... Calma, menina! A gente vai explicar tudinho!

+ A pele


A pele fica mais oleosa e, com isso, as espinhas se tornam uma visita (chatinha) constante.


+ Os seios


Quando os seios começam a crescer, é sinal de que a primeira menstruação está a caminho. Acontece com toda garota, mas cada uma tem seu tempo. Então, se você ja ganhou seu primeiro sutiã e sua amiga está longe de precisar de um, pode ficar calminha que a vez dela também chega! Ah! E se, por acaso, um seio começar a crescer mais que o outro, nada de espanto! É normal e eles vão ficar do mesmo tamanho logo, logo.


+ A menstruação


A menstruação é o ponto alto desse monte de mudança. E ela chega por conta da preparação do endométrio (a "parede" do útero) para receber o óvulo fecundado. Quando isso não rola, essa "parede" se solta e sai em forma de sangramento. No começo é nomral a menstruação ser irregular, mas ela regula e pode esperar: todo santo mês você vai receber essa visita!

+ Os pêlos pubianos


Os pêlos que estão aparecendo ai embaixo são os famosos pêlos pubianos. Eles surgem ja por volta dos dez anos e têm uma função que vai além da depilação a cada quinze dias: proteger o orgão genital, por isso é grande a concentração deles em cima e ao redor da vulva, sabia?

+ Os hormônios


É na puberdade que os hormônios sexuais são produzidos a todo vapor, por isso, sentir vontade de abraçar com mais força e beijar bastante aquele gatinho é supernormal!

+ A transpiração


Sentiu um cheirinho diferente nas axilas? Pois é, com a força dos hormônios (sempre eles!) a transpiração ganha um odor mais forte e também começam a aparecer os pelinhos dessa região.

+ As curvas


É nessa fase que as diferenças entre meninos e meninas ficam mais evidentes. Você ja viu (e sentiu) que os seios estão crescendo e, nas meninas, a tendência é acumular gordura em algumas parte, por exemplo, nos quadris. É quando o corpo ganha curvas, a cintura afunila e por aí vai!


+ A altura


As meninas crecem antes dos meninos, mas, depois que vem a primeira menstruação, paramos de crescer (ou crescemos bem pouco) e os meninos continuam esticando até lá pelos vinte anos.

+ Dicas para encarar essas mudanças


Agora que você ja entendeu tudo o que se passa aí dentro, que tal encarar tudo isso numa boa?

Vai passar...


Por mais intermináveis que as mudanças pareçam ser, é só uma fase e passa rapidinho. "Compartilhar a experiência com outras pessoas que estão passando por um momento semelhante e conversar com alguém que já passou por isso ajuda muito", aconselha o psicólogo José Augusto Goldoni.

+ "Ela ja virou mocinha?"


Ninguém merece quando tia, avó e vizinha passam a fazer essa pergunta, né? Mas antes de sair esbravejando contra o pessoal, é legal entender que isso gera um superexpectativa, não é só em você, e passa também. "Ontem, o que era uma emocionante novidade, amanhã será corriqueiro e banal", explica José Augusto.

+ Só no visual...


Você ja deve ter ouvido que a puberdade está chegando mais cedo, né? Isso é verdade e sabe por quê? Por conta dos estímulos visuais (tevê, revistas, etc.). Tudo isso faz a gente pensar em sexo muito mais que no tempo das nossas vovós.

+ Ajuda!!!


Nunca é demais lembrar: as encanações dessa faze vão embora bem mais rápido se você pedir ajuda ao seu pai, sua mãe, emginecologista ou um psicólogo, ok? Procurar respostas na Internet pode ser uma boa, mas tenha certeza de que o site é confiável!


Bom gente, espero ter ajudado muito vocês, são as punicas coisas puciveis que posso fazer, fiz tudo sozinha, então se estiver alguma palavrinha errada não repare ;) Grande Beijo a todos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário